data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini)
O Rio Grande do Sul pode começar a distribuição das 53,4 mil doses da CoronaVac, que chegaram ao Estado na última segunda-feira, a partir desta sexta. Conforme a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), elas serão utilizadas para corrigir distorções da primeira distribuição. Até quinta-feira, não havia previsão de envio de segunda remessa.
Estado anuncia que vai pagar salários em dia até abril
Na primeira remessa, o Estado direcionou as doses para 100% da população de idosos em lares, 100% dos indígenas aldeados e 34% dos trabalhadores da saúde (com prioridade para a chamada linha de frente de atendimento à Covid-19). Essa proporção seguiu a determinação do Ministério da Saúde. Quando as doses chegaram nas coordenadorias regionais de saúde, contudo, houve alterações na proporção. O Estado ainda não informou em quais locais foram verificadas as distorções.
RS recebe mais 15 pacientes com Covid-19 de Rondônia nesta sexta-feira
Os cálculos de distribuição também sofrem alterações porque o Ministério da Saúde informou o número de 361 mil trabalhadores da saúde no Estado. A SES, porém, trabalha com o número de 407 mil. Na manhã desta sexta, o cálculo de correção será apresentado à Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A partir da aprovação, começa a distribuição.
SANTA MARIA
No município, já foram distribuídas todas as doses para a população de indígenas aldeados e idosos em lares já recebeu a primeira dose. Das 685 para lares de idosos, 652 foram aplicadas. Já das 82 distribuídas a idosos, 68 foram aplicadas.
A vacinação em trabalhadores da saúde segue. A prioridade é para a linha de frente, mas já iniciou para os profissionais da atenção básica. Com 8,7 mil doses (4,2 mil CoronaVac e 4,5 mil da vacina de Oxford), a expectativa é aplicar a primeira dose em 61% dos trabalhadores da saúde.
*Colaborou Leonardo Catto